Edições anteriores

  • O intelecto humano é produto das conexões que realizamos no decorrer de nossa formação acadêmica. Nesta edição, produto de pesquisas apresentadas durante o CREPESG 2022, apresentamos alguns resultados que evidenciam o papel fundamental dos grupos de pesquisas nas articulações dos conhecimentos.

    março
    v. 3 n. 1 (2023)

    Nesta edição apresentamos relatos de experiências de trabalhos que se destacaram no III Congresso Regional de Grupos de Pesquisas em Geografia (III CREPESG). Questões urbanas e ambientais são apresentadas a partir de ênfase a análise metodológica. Tenham todos uma boa leitura. Aproveitem para enviar comentários através da guia contatos.

  • Descrição da Capa: "conectando saberes" é o tema norteador desta primeira edição. A ilustração desta primeira edição representa que tal conexão decorre da contribuição feita por "diversas mãos". Isto caracteriza bem o reconhecimento do empenho de todos membros do conselho editorial, do comitê científico e, principalmente, dos autores que acreditaram na construção deste projeto deixado agora de domínio público para servir de convite a outros que virão depois.

    julho
    v. 1 n. 1 (2021)

    Prezados leitores!

    Apresentamos a primeira edição da revista Geoconexões Online

    Boa leitura!

    ______________________________________________________________________________________________________________

    Descrição da Capa: "conectando saberes" é o tema norteador desta primeira edição. A ilustração desta primeira edição representa que tal conexão decorre da contribuição feita por "diversas mãos". Isto caracteriza bem o reconhecimento do empenho de todos membros do conselho editorial, do comitê científico e, principalmente, dos autores que acreditaram na construção deste projeto deixado agora de domínio público para servir de convite a outros que virão depois.

    _________________________________________________________________________________________________________________

  • Dezembro
    v. 1 n. 2 (2021)

    Prezados leitores!

    Apresentamos o segundo número da revista Geoconexões Online

    Boa leitura!

    ______________________________________________________________________________________________________________

    Descrição da Capa: A imagem escolhida para contextualizar o tema desta edição expressa um pouco das conexões entre os artigos a compõem uma vez que traz a relação cidade e campo como um mosaico em processo de formação (inacabado) desenhado pela interferência do homem em suas mais diferentes formas de atuação socioespacial.

    _________________________________________________________________________________________________________________

  • Uma contribuição geográfica para consolidação do turismo como alternativa de desenvolvimento
    v. 2 n. 1 (2022)

    O presente Dossiê surge de uma parceria do GIDs com a Geoconexões Online para divulgação de resultados obtidos na pesquisa  Uma contribuição geográfica para consolidação do turismo como alternativa de desenvolvimento da região geográfica de Campina Grande. Financiado pelo CNPq (Edital Universal MCTIC/CNPq n. 28/2018) os textos apresentados foram escritos pelos estudantes participantes do Projeto e se propõem a fornecer alternativas para melhoria do rendimento e baixo dinamismo da sociedade residente nos municípios da Região geográfica de Campina Grande, especialmente no que se refere aos indicadores de pobreza, debilidade econômica, urbanização, educação e renda familiar que, historicamente, têm influenciado de forma negativa na classificação dos municípios desta região dentro dos parâmetros apresentados pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

  • Métodos e Técnicas de Pesquisas Qualitativas
    v. 2 n. 3 (2022)

    De acordo com Parra Filho & Santos (1998, p. 95), o método “é o caminho a ser trilhado pelos pesquisadores na busca do conhecimento”. O propósito deste dossiê é retomar alguns princípios teóricos, práticos e técnicos relacionados ao desenvolvimento de pesquisas na área de ciências humanas e sociais a partir dos fundamentos da pesquisa qualitativa.

  • Cultura & Cidade em debate
    v. 3 n. 2 (2023)

    Nesta edição, congregamos uma seleção de artigos que aprofundam a complexa relação entre a cidade e a cultura. Cada artigo mergulha em aspectos variados desse intercâmbio, explorando como a cultura molda as cidades e, por sua vez, como as cidades influenciam a cultura. Eles abordam tópicos que vão desde a influência da arquitetura e da arte urbana na identidade cultural de uma cidade até como a diversidade cultural enriquece o ambiente urbano. Além disso, os autores analisam como as cidades podem preservar e promover suas heranças culturais, ao mesmo tempo em que evoluem para enfrentar desafios contemporâneos. Esses artigos oferecem uma visão abrangente das complexas interações entre o ambiente urbano e as expressões culturais, contribuindo para uma compreensão mais profunda de como as cidades se tornam centros vibrantes de criatividade e diversidade cultural.

  • A revista Geoconexões Online se propõe a divulgar o conhecimento científico preservando os princípios da interatividade e troca de saberes. Ao lançar o tema "História, fronteiras e pandemias: os desafios dos países e as doenças sem fronteiras, organizado pelo professor Dinaldo Silva Júnior e pela professora Neida Arias, busca-se congregar resultados de pesquisas em história e áreas afins sobre a história das pandemias e relações fronteiriças

    Dossiê Histórias, fronteiras e pandemias: os desafios dos países e as doenças sem fronteiras
    2021

    A imagem icônica do fotógrafo Floriano Lima, traz um cenário de extrema exuberância amazônica e a admiração diante de um nascer do sol único, que alimenta os sonhos e as esperanças dos transeuntes. A grandeza dos rios e de suas florestas permite uma reflexão acerca da dimensão geográfica e da porosidade de suas fronteiras. Idas e vindas, transumância, refugiados, emigrantes, imigrantes, utilizam esse cenário como possibilidade de sobrevivência. No entanto, essas mesmas características trazem desafios para o século 21, pois os mais de 280 milhões de sonhos e esperanças que cruzam as fronteiras são os mesmos que carregam as incertezas e os dilemas de um mundo cada vez mais inseguro, por conseguinte, dar a tônica aos desafios dos países com as doenças sem fronteiras. Texto: Dinaldo Silva Júnior.

     

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Organização:

    Fabrícia Sousa Montenegro (Universidade Federal da Paraíba)

    Neida Albornoz Arias (Universidad Simón Bolívar – Cúcuta, Colômbia))

    Dinaldo Silva Júnior (Universidade Federal do Amapá/Universidade Federal de Campina Grande)

  • Perspectivas caleidoscópicas da Geografia da Saúde
    v. 1 (2022)

    Nesta edição especial apresentamos alguns trabalhos que foram submetidos ao X Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. O tema proposto para este dossiê busca sintetizar as prinpipais perspectivas da Geografia da Saúde estreitando laços teóricos e metodológicos que fundamentam as diversas aplicabilidades das pesquisas nesta área: dimensões históricas; desafios relacionados ao uso de geotecnologias, políticas públicas, redes de solidariedade, saberes tradicionais, entre outras.

  • julho
    v. 2 n. 2 (2022)

    Descrição da Capa: O espaço observado por diferentes escalas a partir da superposição de um tempo diacrônico estruturado em eventos sincrônicos. A edição nos convida a pensar o espaço em sua formação socioespacial na relação de proximidade do campo com o urbano; da sociedade com a natureza; do local com o regional.