Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Confirmo que li as orientações para submissão e segui as orientações apresentadas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS

  1. Configuração da Estrutura Geral
  2. Modelo de configuração do Texto

_________________________________________________________________________

  1. Configuração da Estrutura Geral:

Número de Autores: A Revista GEOCONEXOES ONLINE reserva-se o direito de não aceitar trabalhos com mais de 03 autores.

Os trabalhos devem ser originais. 

Ao enviarem seu texto para avaliação, os autores se comprometem a preservar o caráter inédito do mesmo, exceto em casos especiais (trabalhos históricos, relevantes ou de resgate, devido à exiguidade dos periódicos originais) após avaliação do Conselho Editorial. A revista utiliza o aplicativo de busca por plagio (Plagium Premium).

O conteúdo dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

É de responsabilidade dos autores a correção ortográfica e gramatical, a revisão da digitação, bem como a formatação do texto, conforme as orientações aqui explicitadas. O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar eventuais alterações nos originais com a finalidade de manter a homogeneidade e qualidade deste periódico sem que seja necessário submeter tais remodelações à aprovação dos autores.

A revista GEOCONEXÕES ONLINE é de fluxo contínuo. Os trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, pelo endereço eletrônico em: https://geoconexoes.com/ojs/index.php/index/login e preencher o cadastro.

Procedimentos (ver vídeo na seção tutorial):

1) Faça o seu cadastro no site ou faça o login caso não tenha ainda o cadastro.

  1. a) Nome/ Sobrenome/ Instituição/ País/ E-mail/ usuário e senha
  2. b) marque as duas caixas e confirme

2) Faça a submissão (link)

  1. a) escolha o idioma, - escolha a seção (artigo, oficina, resenha, dossiê), - escolha a categoria, - habilite todos os requisitos, - envie comentários (adicional), - marque o contato de correspondência e as caixas de direitos autoriais
  2. b) Faça o upload do artigo (baixar modelo de configuração)
  3. c) Faça o upload do arquivo suplementar (informação dos autores - clique aqui)
  4. d) preencha o campo dos metadados

No ato da submissão, o autor deverá atentar para o item “escolha uma seção...”, classificando seu trabalho de acordo com as seguintes seções:

  • Artigos: compreende trabalhos que contenham relatos completos de estudos e pesquisas, matéria de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas (acima de 12 e no máximo 20 páginas). Clique aqui para download do modelo de submissão
  • Oficinas pedagógicas: possui status de artigo; porém tem como objetivo a apresentação de propostas didáticas voltadas ao ensino da Geografia nos níveis fundamental, médio e superior.
  • Resenhas: apreciação, análise crítica e descritiva de obras recém-lançadas(no máximo quatro páginas).

Entrevistas e depoimentos: (no máximo seis páginas).

- Dossiê  -  publicações extraordinárias publicada por chamada específica

ATENÇÃO!

Observação 1 - Não se esqueça de inserir as informações suplementares no qual constarão todos os autores e respectivas qualificações em uma única página. 

Observação 2 Os trabalhos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial bem como a consultores externos ad hoc, sempre especialistas reconhecidos em cada tema abordado. Para tanto, os textos serão enviados para avaliação sem a identificação da autoria. Os consultores emitirão parecer sobre o aspecto teórico-conceitual, o estrutural (coerência do texto) e de redação (ortográfico-gramatical).

Observação 3 As matérias tratadas, bem como as opiniões emitidas pelos autores, são de suas exclusivas responsabilidades.

 

1.1 Formatação Geral

Os trabalhos deverão ser digitados no software Microsoft Office Word 2010 ou superior e salvos em formato DOC para não perder a formatação. Se o trabalho for elaborado numa versão atual do Microsoft Office Word, por favor, salve na versão solicitada antes do envio.

Se os autores utilizarem o sistema open office, ainda assim devem salvar como arquivo do Word (doc ou Docx).

 Configuração da página:

  • Tamanho do papel: A4;
  • Orientação retrato (para todo o trabalho);
  • Margens: superior, inferior, esquerda e direita = 2,5 cm;
  • Cabeçalho e rodapé 1,25 cm;
  • Sem paginação (não paginar!);
  • Fonte Arial
  • Tamanho da fonte no texto: 11, normal.

As citações com mais de 3 (três) linhas devem ser digitadas em fonte 10, espaço simples, sem recuo, alinhamento justificado, com margem esquerda de 4 cm.

As Figuras (mapas, fotografias etc) devem ser numeradas e estar localizadas o mais próximo possível da sua referência no texto, em formato jpeg, nítidas (com no mínimo 200 dpis), centralizadas, com Título acima e informação de fonte da Figura abaixo, fonte Arial 10 e espaço simples. Na fonte deverá constar o ano e a mesma deverá estar inserida nas Referências.

Quando se tratar de ilustração (ex: fotografia) produzidas pelo próprio autor do trabalho indica-se: Fonte: o próprio autor.

Os Gráficos também seguem as normas citadas e devem ser denominadas de Figuras.

Tabelas e Quadros: subtítulos devem ter só as letras iniciais maiúsculas.

As Tabelas (não possuem as bordas laterais) e os Quadros (possuem todas as bordas) seguem as mesmas formatações das Figuras. O que diferencia uma tabela de um quadro é que a tabela, necessariamente, apresenta uma relação numérica.

Os quadros e tabelas não devem ser cortados ou subdivididos, o que subentende que eles devem ter no máximo o tamanho de uma página.

A Fonte deve ser Arial 10 com espaçamento simples, inclusive entre título, tabela ou quadro e fonte. A fonte dos quadros e tabelas, quando elaborados pelo próprio autor, indica-se colocar como FONTE: o próprio autor.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 AS NOTAS DE RODAPÉ DEVEM SER EVITADAS AO LONGO DO TEXTO. 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Ela não foi publicada por qualquer outro periódico ou mecanismo de divulgação, mídia impressa ou eletrônica. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Comprometo-me a não submeter o presente trabalho a outro periódico ou qualquer outro meio de divulgação. Declaro estar ciente de que essa obrigatoriedade cessa apenas, e tão somente, quando eu solicitar o arquivamento deste trabalho, e que tal solicitação deverá ser comunicada por escrito, através de email) ao Editor-chefe da Revista GEOCONEXÕES (ONLINE)
  3. A autoria do trabalho, não deverá incluir mais de 03 autores e deverá ser anexada em arquivo na opção “transferir documentos suplementares” (clique aqui) 
  4. ABSTRACT e KEYWORDS:  declaro que a tradução foi feita por especialista e está comprovada por envio de declaração de responsabilidade da tarefa dessa parte do artigo  na opção “transferir documentos suplementares”.
  5. Os arquivos para submissão deverão estar configurados conforme as orientações apresentadas

(URLs para as referências foram informadas quando necessário.)

  1. Confirmo que, caso tenha utilizado tabelas ou quadros no presente trabalho, os mesmos foram gerados através da ferramenta “tabela” disponível no Microsoft Office Word.
    Confirmo que fórmulas e equações, porventura utilizadas neste trabalho, foram elaboradas através do Equation Editor (ferramenta disponível no Microsoft Office Word).

 

2. - Modelo de configuração do Texto (Se preferir, baixe o arquivo em formato doc)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(inserir linha horizontal antes do título e dar um espaço simples depois dela)

 O Título deve conter apenas as letras iniciais das Palavras Principais Maiúsculas. Deve ser centralizado, negrito, fonte arial 14, espaçamento simples

 (espaço simples)

 (Não incluir o nome)[1]

__________________________________________________________

(inserir linha horizontal antes do título e dar um espaço simples depois dela)

 RESUMO: é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto: assunto, objetivos e principais resultados e conclusões.  O alinhamento deve estar justificado, tamanho da fonte 10, espaçamento de entrelinhas simples, e espaçamento 0 pt antes e 0 pt depois, em parágrafo único, contendo, no máximo, 200 palavras em texto corrido (sem ilustrações ou citações). A palavra “Resumo”, “Abstract ou Resumen” devem aparecer na mesma linha que o texto, em negrito, seguido de dois pontos (:).(deve ser inserido apenas um resumo em outro idioma).

PALAVRAS-CHAVE: Três a cinco palavras-chave separadas por vírgulas.

Idem Configuração em Português

ABSTRACT: idem. KEYWORDS: idem

______________________________________________________________________________________________________

(inserir linha horizontal antes do título e dar um espaço simples depois dela)

 Introdução (em negrito, alinhado a esquerda com a primeira letra em maiúsculo, fonte 12, negrito)

Deve ser concisa e apresentar a problemática a ser abordada no artigo. Nela devem constar também informações sobre a área de pesquisa e os objetivos do trabalho. Não deve ser embasada em citações bibliográficas, as quais devem ser utilizadas no corpo do trabalho ao longo das discussões dos resultados. Deve ser escrita em Arial 11, espaço 1,5, com recuo de parágrafo de 1 cm.

ITENS E SUBITENS DO TEXTO: Sem recuo e sem numeração nos títulos e subtítulos, em negrito

Deve estar com alinhamento justificado, Fonte Arial tamanho 11, espaçamento de entrelinhas 1,5 linha. Os Itens Principais deverão estar em deverão estar em letras maiúsculas; os subitens em letras minúsculas (exceto a palavra inicial da frase e as palavras iniciadas, por regra, em maiúsculo).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Deve ser concisa e apresentar as principais conclusões extraídas dos resultados analisados ao longo do artigo. Não deve conter nada de novo em relação ao texto do artigo. Não deve conter citações bibliográficas. Tamanho da fonte Arial 11, espaço 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1 cm.

 

REFERÊNCIAS 

 As referências utilizadas ao longo do texto (citações diretas e indiretas) deverão ser arroladas neste item (em ordem alfabética) mantendo a seguinte formatação: tamanho da fonte Arial 11, alinhamento à esquerda, espaçamento de entrelinhas simples, e espaçamento 6 pt antes e 6 pt depois.

Os títulos de trabalhos em periódicos deverão ser grafados em negrito (não utilizar itálico).

As referências devem seguir as normas da ABNT

 

[1] [Doutorado, Mestrado– inserir a maior) em xxxxxxxx pela [nome da unievrsidade por extenso] e graduada em [curso]. E-mail: [inserir e-mail]. Orcid: [inserir Orcid]

Artigos

Compreende trabalhos que contenham relatos completos de estudos e pesquisas, matéria de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas (acima de 12 e no máximo 20 páginas).

Oficinas Pedagógicas

Possui status de artigo; porém tem como objetivo a apresentação de propostas didáticas voltadas ao ensino de Geografia e disciplinas afins nos níveis fundamental, médio e superior.

Resenhas

Apreciação, análise crítica e descritiva de obras recém-lançadas (no máximo quatro páginas).

Entrevistas e Depoimentos

Entrevistas realizadas com pesquisadores da área (máximo 6 páginas com breve memorial descritivo do entrevistado

Dossiê

Este seção é dedicada aos lançamentos de dossiês temáticos relacionados as categorias de configuração da revista. A meta inicial é de termos publicação anual de pelo menos um dossiê temático por linha editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.